
Uma criança chorava descontroladamente no canto do muro. Chorava e enquanto fazia tal, um velho passava pelo muro. Uma outra criança chegou e se encaminhou para a que se escondia pelos cantos. O velho parou e observou a situação.
Desculpa ter pegado seu brinquedo. Vamos voltar?, disse a que acabara de chegar. A outra ficou observando para seu colega e seu brinquedo perdido na mão dele.
Eu devia, né? Mas eu não to legal... Mas eu não consigo, foi a resposta que conseguiu dar antes de voltar a chorar. E já a outra saiu com a cara enfezada pelo que acabava de ouvir.
O velho esperou o garoto que segurava o brinquedo partir e se aproximou do que ainda chorava. O menino frágil, olhou pro velho antes do próprio perguntar o que havia acontecido. Depois de ter contado o corrido - de que a outra criança tomado o seu brinquedo de sua mão - a criança disse:
Meu pai me ensinou que para perdoar o outro, precisa se perdoar a si mesmo, disse com a voz chorosa.
Bem, seu pai errou, respondeu o velho. A criança encarou o velho levando isso praticamente como um insulto. Mas o velho continuou:
As pessoas normalmente interpretam errado essa frase. O perdão a si próprio não envolve a situação em si. Perdoar a si próprio, não significa ter que entender o que o próximo causou a você.
"Não significa que você tem problemas, ou que você tem que perdoar os seus defeitos. Perdoar a si próprio quase não significa perdoar."
A criança não entendia nada que o velho dizia, mas pelo havia parado de chorar.
Você precisa entender - continuou o velho - que perdoar a si próprio é entender o significado do perdão do outro. Se colocando no lugar dele. Você precisa ver com que intenção o outro faz isso a você. O próximo tem que te entender para lhe pedir perdão. Não é somente pedir perdão. Quando o que está próximo a você, não entende o porque está pedindo perdão, você não deve deixar ele pedir perdão, você não deve si perdoar nem perdoá-lo. Perdoar equivale a partir do momento que ele entende porque pede perdão e então você pode se permitir, se perdoar por ter causado tudo isso, e deixar que as coisas voltem ao normal.
"Perdoar a si é perdoar a situação, esperando que os outros saibam porque te pedem perdão."
Nenhum comentário:
Postar um comentário