
Eu nao sei onde ir, disse.
O garoto olhava pra direções sem saber que direções estava olhando. Se encontrava diante de um homem que usava calças folgadas, com uma mochila nas costas e um lenço amarrado na cabeça.
Vai pra onde der pra ir, garoto, ele falou.
Um homem com cara de chileno falando com um menino africano. Estavam os dois passando pelo Egito e o homem que colocava no momento os óculos escuros, continuava parado esperando a resposta do menino. Nada veio, o garoto seguiu o seu conselho, veemente, apenas se virou e saiu caminhando em uma direção qualquer sem saber que direção era.
Ele esperou o garoto sumir de vista para apreciá-la melhor. O menino estava simplesmente estragando sua passagem. Uma passagem em um deserto, caminho da vida, pedregulhos, tudo mais.
É uma vida pertubada, essa, pensava o homem, quando se pensa que sabe tudo, está errado. A sabedoria tá na simplicidade e na vida, não nos homens. Os homens que lêem a vida não são sábios, apenas trasmitem a sabedoria da vida. Isso não os culpa de seus defeitos, que continuam tendo... que continuam existindo...
Muitos livros, ele continuava ainda seu raciocínio, dizem muitas coisas que podem ser consideradas hipócritas quando o homem que as escreve é tão humano quanto os outros. O julgamento pelas palavras é a mais forte Lei. Não existe Lei mais certa do que o julgamento pelas palavras.
"A vida é uma ilusão. A ilusão é um pensamento seu. A sabedoria é ler as ilusões. Pois entendendo as ilusões, reconhece a realidade. A verdadeira visão do mundo está no contrário. Quando se tem noção da ilusão, a realidade parece estar mais a tona. Mas você continua não sabendo que realidade é essa, mas toma conhecimento dela."
"É como a vida. Tens sabedoria da vida, mas nunca tomará conhecimento de seu objetivo no mundo ou porque está aqui. Tudo continuará no mistério, só que o conhecimendo das desilusões faz você viver melhor a sua vida. Falar delas e das estatísticas, dos conselhos, dos detalhes e mais milhões de coisas que as pessoas escrevem nos livros, não modifica muita coisa."
O homem começou a caminhar, já não perdido em seus pensamentos, mais percebendo no garoto que ia embora e no homem que caminhava pelo deserto.
Ele é imenso, cheio de miragens, um calor insuportável para sobreviver... e as roupas, não podem ser brancas, para não absorver a luz. E sim roupas pretas e largas, para que ocorra uma melhor circulação do ar, fazendo com que você consiga sobreviver nesse ambiente quente.
Esta seria a minha visão da vida, disse o homem agora em voz alta, mas... Mesmo pensando nisso tudo, não sei lhe dizer o que deu errado.
Seus passos eram fundos e pesados, o cansaço da caminhada lhe pedia uma boa hospedagem logo após das pirâmides em Cairo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário